Hoje, pelas 19 horas, no Polivalente da Escola Secundária José Régio, será apresentado ao público o Centro Comunitário das Caxinas, numa sessão pública para a qual a Presidente da Câmara Municipal, Dr.ª Elisa Ferraz, convida toda a população a estar presente.

O Centro é uma proposta urbana que se pretende constituir como um pólo agregador da população de Caxinas, através da criação de um ponto de convergência e de encontro para esta comunidade, que seja efetivamente dinamizador de coesão social e de vivências urbanas saudáveis. Irá permitir, por um lado, a prática de diversas modalidades desportivas, e por outro, a existência de zonas de âmbito social, de estadia, de usufruto e de convívio, cuja inclusão constitui um valioso contributo para a união da comunidade, para a melhoria da vida dos seus habitantes, e para o relacionamento transversal entre gerações.
A solução desenvolvida concentra, num único volume, as estruturas físicas de maior impacto, com o edifício central a incluir um campo de jogos interior, balneários, palco e uma zona autónoma afeta a atividades de âmbito social, libertando o resto do terreno para zona pública livre e também zona desportiva exterior, sucedendo-se os espaços, entre si, através de zonas pedonais.
No alinhamento do acesso público ao pavilhão desportivo, é criada uma generosa praça de chegada e de receção, também pensada como um lugar polivalente de encontro, de estadia e de suporte a eventos públicos ocasionais. Os dois campos de jogos exteriores, um campo sintético e um campo de areia, formam, em conjunto com as respetivas bancadas e o edifício central de balneários de apoio, um polo de atividade desportiva ao ar livre.
O jardim da Avenida Cidade de Guimarães será animado por um café exterior com esplanada, pelos parques infantil e de manutenção, e pelo acesso à zona de âmbito social localizada no primeiro piso do edifício central, enquanto o jardim da Rua Agra Longa constitui uma zona de descanso e pausa, criado como ponto de chegada a partir do Parque João Paulo II. Para além disso, e com acesso através da Rua Agra Longa, é criado um parque de estacionamento público para apoio aos utilizadores deste equipamento.
Estão todos convidados a participar nesta sessão pública de apresentação do Centro Comunitário das Caxinas.

Facebook
Twitter
Instagram