A Casa da Música e a Global Platform for Syrian Students organizam no próximo domingo, 4 de fevereiro, pelas 18 horas, um concerto solidário de apoio a estudantes sírios que junta no palco os pianistas Mário Laginha e Pedro Burmester.
O concerto tem como objetivo angariar fundos para a missão da Global Platform for Syrian Students, especialmente vocacionada para a assistência de emergência a estudantes sírios impedidos pela guerra de prosseguir a sua formação superior.
O valor angariado (o preço do bilhete é de 30 euros) destinar-se-á a financiar as estadias e as propinas dos estudantes e acompanhá-los na sua formação nos países em que se encontram, para que possam no futuro vir a colaborar na futura reconstrução do seu próprio país.
O repertório deste concerto inclui o novo Concerto para Dois Pianos de Mário Laginha e transcrições de obras icónicas de Piazzolla, Debussy e Ravel, constituindo uma oportunidade de encontro com dois excelentes intérpretes. Acaba, aliás, por representar uma apresentação extra no programa de recitais que Burmester e Laginha estão a levar a diferentes salas do país.
Unidos por uma formação musical clássica, Mário Laginha e Pedro Burmester enveredaram por carreiras diferentes – Laginha mais próximo do jazz e cultor da fusão e recriação de múltiplas músicas do mundo, Burmester mais orientado para a interpretação de um repertório clássico nos seus vários formatos, do concerto a solo até atuações com grande suporte orquestral.   Os dois, que já no dia 3 estarão em concerto na Casa da Música, participam nesta iniciativa solidária de forma generosa, sublinha a instituição.
A Global Platfotm for Syrian Students (Plataforma Global para os Estudantes Sírios) é uma organização sem fins lucrativos fundada em 2013 por Jorge Sampaio. Conta, entre outros, com o apoio do Conselho Europeu. De uma forma inédita, reúne os esforços e as contribuições de distintas instituições e entidades na ajuda a estudantes sírios.
Facebook
Twitter
Instagram