Mais de 4 000 alunos e professores inscreveram-se no IndieJúnior Allianz – 2.º Festival Internacional de Cinema Infantil e Juvenil do Porto, que começou ontem com a exibição de nove curtas-metragens de animação destinadas ao público pré-escolar, no Grande Auditório Manoel de Oliveira, no Rivoli.
Neste primeiro dia, em que o presidente da Câmara, Rui Moreira, fez questão de ir dar as boas-vindas ao público jovem do evento coproduzido pelo município, ali estiveram também os alunos-programadores de cinema do Liceu Francês, para contarem a sua experiência de escolher filmes para apresentar no festival. É que a sessão integrou também a iniciativa Eu Programo um Festival de Cinema!, que se estreia no IndieJúnior Allianz deste ano, no âmbito de uma parceria com o Programa Paralelo do Teatro Municipal do Porto que é destinado particularmente às famílias.
Ainda no dia inaugural, o festival acolheu alunos do 9.º ano do Colégio Luso-Francês para partilharem as perguntas que lhes passaram pela cabeça e as respostas que encontraram para criar a sessão de 3.º ciclo que preencheu a tarde de hoje.
Entretanto, são já mais de 4 000 os alunos e professores inscritos para assistir aos filmes desta segunda edição, esgotando assim seis sessões.
Até ao próximo domingo, o festival tem seis dias de filmes únicos para ver, com uma atenção especial para o público escolar. Está também em curso a iniciativa de conversas com realizadores, de modo a aprofundar no público mais novo a sensibilização para o cinema, já que esse é um dos objetivos do IndieJúnior Allianz 2018.
Facebook
Twitter
Instagram