A Câmara do Porto, em parceria com a Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, vai iniciar um programa de sensibilização e educação financeira dirigido a pessoas a partir dos 55 anos. Intitulado “Eu e a Minha Reforma”, o programa tem início no próximo dia 5 de fevereiro, é gratuito, mas sujeito a inscrição e limitado a 30 participantes (aceites por ordem de chegada do pedido).
O objetivo consiste em dotar os participantes de conhecimentos financeiros e competências que permitam uma melhor gestão do seu dinheiro e a tomada de decisões financeiras corretas, informadas e conscientes, contribuindo para o seu bem-estar e para uma reforma tranquila.
A iniciativa é composta por sete sessões temáticas, numa lógica pedagógica eminentemente prática, promovendo a interação entre os participantes e os formadores. A maior parte das sessões realizar-se-á entre as 14,30 e as 17 horas, na Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, (Museu do Papel, Av. Boavista, 4245 – Porto).
A primeira sessão, marcada para a próxima segunda-feira, às 14,30 horas, na Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, é subordinada ao tema “IRS – Situações a acautelar no preenchimento da declaração que podem trazer poupança aos contribuintes” e onde serão abordadas diversas situações a ter em conta no preenchimento da declaração de IRS.
Ao longo dos vários módulos (que vão decorrer até novembro) serão abordadas temáticas como comunicações eletrónicas e serviços públicos essenciais, publicidade agressiva, direito a reclamar e formas de o fazer, meios de pagamento, importância do planeamento do orçamento familiar, identificar produtos financeiros onde a poupança pode ser aplicada, analisar encargos com os empréstimos, juros, comissões, despesas, tipos de seguros, entre outras.
Está também prevista uma visita ao Banco de Portugal e ao Museu do Papel-Moeda.
Facebook
Twitter
Instagram