O percurso cultural desta terça-feira vai levar os participantes a percorrer várias ruas da cidade literalmente a olhar para cima, em busca da representação de Mercúrio e outras divindades nos edifícios. 
A sessão tem início às 15 horas na Rua Formosa, em frente à entrada principal do Mercado do Bolhão: no cimo da fachada, encontram-se Mercúrio e Flora, os deuses da mitologia clássica consagrados ao Comércio e à Agricultura, respetivamente. A poucos metros dali, Mercúrio –  sem dúvida o mais presente pela cidade – “espreita” novamente a zona mais comercial do Porto a partir do cimo do Palácio do Bolhão (na foto).
Sob o título “De Mercúrio a Ícaro – mitologia na cidade”, esta iniciativa do ciclo municipal de percursos culturais vai ainda à descoberta de Hércules e outras representações clássicas, das cariátides e de alguns outros símbolos que são parte integrante da decoração de fachadas na cidade do Porto, sobretudo nos edifícios do início do século XX, de inspiração neoclássica e existentes na zona da Baixa.
Facebook
Twitter
Instagram