Pelo segundo ano consecutivo a Câmara do Porto vai disponibilizar serviços de consultoria especializada aos comerciantes da cidade, num verdadeiro check-up ao negócio.
O projeto, gratuito, pretende apoiar e orientar os comerciantes na gestão do seu negócio, em três fases: diagnóstico, elaboração de planos de ação concretos e de um plano estratégico para o futuro.
A consultoria será efetuada num período máximo de seis meses nas áreas de vitrinismo, atendimento ao público, gestão comercial dos clientes e gestão de negócio.
Na área de Vitrinismo o objetivo será avaliar, com base nas melhores práticas de vitrinismo e visual merchandising, considerando a estrutura externa e interna da loja, o mobiliário, o layout, a distribuição dos produtos e estratégias utilizadas para atrair os clientes.
No Atendimento ao Público a ação passará por contribuir para um melhor conhecimento dos clientes e satisfação das suas necessidades e expectativas; melhoria dos conhecimentos dos profissionais que intervêm no processo de atendimento; desenvolvimento e sucesso da empresa (estabelecimento/marca); uso da marca “Porto.” no negócio; e manutenção de um elevado nível de qualidade neste vetor.
Na área dedicada à Gestão Comercial dos Clientes, a consultadoria irá incindir sobre matérias como captar novos segmentos de clientes, fidelizar e aumentar a receita nos atuais, comunicar de forma estruturada e com incremento de negócio. Partilhar as ferramentas que permitam implementar no imediato processos de comunicação a clientes atuais e potenciais, utilizando canais digitais, ao mesmo tempo que se trabalha no atendimento presencial tendo em vista o aumento da satisfação.
Quanto ao vetor de “Gestão de Negócio”, a ação passa por apoiar, orientar e capacitar os comerciantes na gestão do seu negócio. Reforçar as capacidades de organização e gestão das empresas com o desenvolvimento das capacidades estratégicas e de gestão competitiva. Através de ferramentas como orçamentos anuais e implementação de relatórios mensais de gestão económico financeiros, os comerciantes serão apoiados no que respeita à construção de estratégia e apoio na tomada de decisão.
Cada comerciante pode inscrever-se a partir de 22 de janeiro até ao dia 5 de fevereiro, mas só poderá escolher uma única área. Após esse período, será feita uma seleção por parte dos mentores, que acompanharão pessoalmente cada comerciante nas diferentes fases.
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