As antigas instalações da EB 1 da Cruz de Pau acolhem, desde 5 de novembro de 2016, o Centro Incentivar a Partilha (CIaP).

Trata-se de um projeto inovador de combate à exclusão social, que resulta da colaboração entre a Câmara Municipal de Matosinhos, o Centro Regional do Porto da Universidade Católica Portuguesa e a Associação Incentivar a Partilha.
O CIaP tem como principal objetivo a promoção da empregabilidade de grupos sociais vulneráveis, recorrendo à criação de sinergias. Atualmente, acolhe as seguintes instituições: A3S; Associação Leque / Projeto EKUI; Oficinas do CIaP; Petit Papão; Associação Incentivar Partilha; PDA – Associação de Pais do Autismo; Associação Nacional de Direito ao Crédito; ArkiPlay; Bébéu; Casa do Sol; Associação Unificar; Projecto JMalas.
Ontem, a Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro, visitou as instalações do ClaP, acompanhada pelos administradores da Matosinhos Habit, Tiago Maia e Fernanda Rodrigues.
Entre os vários serviços prestados à população, sem qualquer custo associado, estão o aconselhamento de famílias endividadas, aconselhamento psicológico e jurídico a pessoas com problemas de integração social, criação artística ao serviço do combate à exclusão social, apoio a crianças e jovens com problemas de absentismo e abandono escolar, apoio a imigrantes, apoio a pessoas com problemas de saúde mental e aos seus cuidadores, apoio a pessoas sem abrigo ou apoio a reclusos e suas famílias.
O CIaP tem ainda uma vertente de promoção de trabalho voluntário.

Facebook
Twitter
Instagram