Estão aprovadas as propostas de alteração às normas regulamentares das Zonas de Estacionamento de Duração Limitada e Lugares de Estacionamento Privativo na cidade do Porto. A decisão, tomada pela maioria do Executivo esta manhã, insere-se na política de mobilidade em curso, que já foi alvo de debate e discussão prévia na semana anterior. 
Na introdução ao tema, o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, assinalou que as alterações às regras de estacionamento servem “para retificar algumas questões que só com a experiência é possível corrigir”. As medidas já anunciadas, e hoje votadas favoravelmente pela maioria do Executivo, correspondem, na sua opinião, aos novos desafios da mobilidade interna na cidade, sem descurar que ” o estacionamento é finito” e que, com esta proposta, “há maior facilidade em lidar com pontos de pressão que já se encontravam no limite”.
Como os padrões de mobilidade não são homogéneos em toda a cidade e, como tal, também a procura de lugares de estacionamento assume diferentes especificidades de acordo com diferentes áreas urbanas, explicou o autarca que a proposta apresentada introduz novidades como as bolsas de estacionamento para moradores. Acresce também, no novo regulamento, a criação de tarifas diárias na zona da Asprela e na zona industrial, dois locais da cidade para onde, diariamente, confluem “estudantes e profissionais do setor da saúde” com os seus veículos que aí ficam estacionados boa parte do dia.
Entre outras medidas contempladas, recorde-se a isenção total do estacionamento pago por cidadãos portadores de deficiência; a redução do horário tarifado nos dias úteis entre as 9 horas e as 19 horas; a redução da avença anual de moradores do segundo veículo de 100 euros para 25 euros (valor aplicado já para o primeiro veículo); ou a extinção, gradual, dos estacionamentos privativos, libertando espaço para moradores e rotação (com uma política de discriminação positiva, relativamente aos cidadãos com mobilidade condicionada; farmácias, instituições públicas e de solidariedade social).
Facebook
Twitter
Instagram