Biblioteca Municipal Florbela Espanca recebe mostra inédita para assinalar o 10.º aniversário da Rede de Museus de Matosinhos.

 A MuMa – Rede de Museus de Matosinhos comemora o 10º aniversário e, para assinalar a data, resolveu expor alguns dos seus tesouros na Biblioteca Municipal Florbela Espanca. A inauguração desta exposição recorreu hoje, dia 14 de dezembro, pelas 17 horas e contou com a presença da Presidente da Câmara, Luisa Salgueiro, do Vereador da Cultura, Fernando Rocha e do Vereador da Mobilidade e Transportes, José Pedro Rodrigues.
“Tesouros da MuMa” estará patente até ao dia 3 de março de 2018.
Entre as cerca de 40 peças em exposição, poderão ser vistos um vaso metálico romano com mais de 1600 anos, um livro de culinária que data de 1693, um ex-voto de 1745 que relata um milagre do Senhor de Matosinhos a um enfermo brasileiro, o primeiro capacete usado em 1886 pelos Bombeiros de Matosinhos-Leça, o microscópio ótico de afeição do cientista Abel Salazar, de 1894, o busto em mármore de 1897, do único filho do casal que construiu a Quinta de Santiago, da autoria de António Teixeira Lopes, a boia-calção que em 1913 permitiu salvar 89 pessoas no célebre naufrágio do Paquete “Veronese”, ou uma carta da Irmã Lúcia ao escultor Guilherme Thedim, datada de 1949.
Pela primeira vez, a galeria da Biblioteca Municipal Florbela Espanca receba esta exposição, uma mostra inédita idealizada para assinalar o aniversário da MuMa, composta por espólio artístico dos 12 núcleos museológicos que a integram.
Com esta exibição, pretende-se divulgar as valiosas e heterogéneas coleções artísticas dos núcleos museológicos da Rede, bem como reforçar a promoção da MuMa junto do público em geral e, em especial, dos alunos do concelho de Matosinhos. A exposição reúne mais de 40 obras, que refletem a profunda diversidade de coleções e temáticas, patentes nos diferentes museus, sendo de destacar peças de artes plásticas, arte sacra, artes decorativas, etnografia, arqueologia, equipamento escolar e jazigos minerais. É, por isso, uma singela amostra do que poderá ser visto nos 12 núcleos museológicos.
Os museus são instrumentos imprescindíveis na dinamização cultural das comunidades e na divulgação do(s) saber(es). Consciente deste facto, e tendo em conta a diversidade de espaços museológicos existentes no concelho de Matosinhos, assim como as exigências da então nova Lei-Quadro dos Museus, a Autarquia, juntamente com os 10 núcleos museológicos concelhios, decidiu avançar, em Maio de 2007, com um projeto praticamente único à escala nacional: a criação de uma rede que, apesar das diferentes e múltiplas tutelas responsáveis por essas estruturas, congregasse e dinamizasse os diferentes museus existentes neste território – a MuMa – Rede de Museus de Matosinhos. A MuMa tem como missão mediar e apoiar o tecido museológico do concelho de Matosinhos, através, nomeadamente, do fomento da cooperação entre as diversas instituições que albergam museus neste território.
Ao longo de uma década, a Câmara Municipal procurou reforçar a sua política de apoio aos museus e núcleos museológicos do concelho, promovendo a sua requalificação, uma maior divulgação, formação e, acima de tudo, face à acção das equipas técnicas da Autarquia, de assegurar horários fixos mensais de abertura ao público com serviços educativos.
Matosinhos possui, atualmente, uma dúzia de museus e núcleos museológicos com valiosíssimas coleções e enormes potencialidades pedagógicas, culturais e turísticas.
Desconhecidos, na sua maioria, do grande público, estes museus têm agora, graças à exposição “Tesouros da MuMa” uma visibilidade fora do comum.

INFORMAÇÕES E MARCAÇÕES
Rua de Alfredo Cunha 139, 4450-229 Matosinhos
+Info: 939799008 | muma@cm-matosinhos.pt

HORÁRIO DA EXPOSIÇÃO
Segunda a Sexta: 09h30 > 19h00 | Sábado: 09h30 > 12h30; 13h30 > 17h30

 

Facebook
Twitter
Instagram