Alunos aprendem a ser líderes. A Área Metropolitana do Porto propôs a cada um dos municípios que a compõem a escolha de uma turma para a implementação do projeto ‘CriAtividade – Problem solvers em acção’.

Um projeto internacional apresentado como a união perfeita entre dois programas internacionais: ‘Destination Imagination®’ e ‘Future Problem Solving Program International™’, sendo ambos recomendados pelo Partnership for 21st Century Learning.
O município de Oliveira de Azeméis apresentou o desafio ao Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro, que o aceitou, selecionando o professor de matemática António Menino e a turma D do 6.º ano para o seu desenvolvimento ao longo deste ano letivo com possibilidade de continuidade no próximo.
Recentemente, este programa foi apresentado à comunidade educativa. Através dele são implementadas atividades e estratégias, relacionadas com as STEaM (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), que visam desenvolver competências de resolução criativa de problemas, criando os líderes do futuro.
A apresentação decorreu na sala polivalente Ivone Ferreira e contou com a presença dos alunos envolvidos e seus encarregados de Educação e de diversas individualidades, entre as quais o vereador da Educação, Rui Luzes.
Relativamente ao desenvolvimento efetivo do projeto, semanalmente, os alunos, na presença do professor co-mentor, recebem a visita de um mentor especializado. “As atividades são inovadoras, divertidas e com elevado potencial de desenvolvimento”, esclareceu o agrupamento.
“Os jovens precisam de se tornar aprendentes ao longo da vida para que consigam lidar com situações desconhecidas em que o efeito das suas intervenções não é previsível. Quando solicitados para resolver problemas para os quais não têm uma estratégia pré-definida, precisam de ser capazes de pensar de forma flexível e criativa, sobre como superar as barreiras que se impõem à sua solução”, referiu ainda a instituição de ensino.

Facebook
Twitter
Instagram