Conferência, poesia e exposição compõem a sessão etnográfica sobre o Paquistão que a Biblioteca Municipal Almeida Garrett (BMAG) propõe para este sábado. 
Com acesso livre e início às 17 horas, tem lugar uma conferência pela antropóloga Ana Lemos Tomás que, além de estudos avançados em etnologia e antropologia social na École des Hautes Études en Sciences Sociales (Paris), tem dedicado particular atenção à Ásia Meridional e Oriental e fez trabalhos de campo em Hazar Khwani, Peshawar, e no Vale de Swat, Província de Khyber-Pakhtunkhwa, noroeste do Paquistão.
A sessão, no foyer do auditório da BMAG, inclui leitura de poemas em língua pashto por Usman Ali Shah, com tradução em português.
 Além disso, este programa constitui uma oportunidade privilegiada para visitar a mostra fotográfica que a BMAG tem patente só até 9 de dezembro: “Swat-Nama – deambulações etnográficas no vale do Swat, noroeste do Paquiestão”. É que as fotos foram feitas pela própria conferencista, no âmbito de trabalho de campo inserido na sua tese de doutoramento, e centram-se na relação entre a propriedade da terra, Sufismo, espaço sagrado, e identidade do Vale.
 A mostra toma o seu título a partir de um manuscrito do século XVII, Swat-nama, da autoria Khushal Khan Khattak (1613-1689), um proeminente escritor e poeta pashtun, aquando da sua visita em 1674 ao Vale do Swat no noroeste do Paquistão. Sw?t-n?ma, uma narrativa de viagem em verso, contém descrições de aspectos geográficos, culturais, políticos, e históricos desta região.
 De acesso livre, a exposição pode ainda ser visitada à segunda-feira entre as 14 e as 18 horas e de terça-feira a sábado entre as 10 e as 18 horas.
+Info: BMAG http://visitasvirtuais.cm-porto.pt/bmag.php
Facebook
Twitter
Instagram