A presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro, e o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, participaram hoje no lançamento da iniciativa “Manhãs com Tecnologia” do Ceiia, destinada a abrir este centro de investigação à comunidade. Um sábado por mês, os alunos de Matosinhos vão poder conhecer a tecnologia que o Ceiia desenvolve, sendo desafiados a desenhar o automóvel que, daqui a dez anos, poderá estar a circular em ruas e estradas de todo o mundo.

Foi isto que, segundo explicou José Felizardo, do Ceiia, aconteceu com o microcarro elétrico Buddy, desenhado há dez anos por dois jovens engenheiros a trabalhar no Ceiia e que hoje circula nas ruas da Noruega, onde é uma “pop star”. É também este o automóvel que o ator norte-americano Matt Damon conduz no filme “Pequena Grande Vida” (Downsizing), que este Natal se estreia nas salas de cinema.
“Estamos a desenhar o futuro”, sintetizou Luísa Salgueiro, segundo a qual a iniciativa do Ceiia é bem a demonstração de como está a mudar a relação da escola com a comunidade. “Os alunos que aqui virão não têm todos de seguir esta área de trabalho, mas serão certamente pessoas mais atentas e vocacionadas para as questões da tecnologia”, disse a presidente de câmara, depois de explicar que o curso do ensino superior com média de entrada mais alta é já hoje a Engenharia Aeroespacial, e não a tradicional Medicina, sendo o Ceiia a principal saída dos engenheiros aeroespaciais para o mercado de trabalho.
“Há alguns anos as pessoas não perceberam porque é que a Câmara Municipal de Matosinhos criou condições especiais para que o Ceiia se instalasse aqui, mas hoje já é claro que este instituto é um veículo de progresso para Matosinhos e para todo o país”, afirmou ainda Luísa Salgueiro. Já o ministro Manuel Heitor desafiou os alunos que participaram na sessão desta manhã a colocarem as perguntas e hipóteses mais loucas de que forem capazes. “É assim que se inventa o futuro”.
Os veículos desenhados pelos alunos do ensino secundário participantes nas “Manhãs com Tecnologia” serão submetidos a um concurso promovido pelo Ceiia, podendo muito bem ser a génese do sucessor do carro voador que o instituto já anunciou como a sua próxima grande aposta na área da mobilidade.O concurso desafia os alunos que frequentam o 10.º, 11.º e 12.º anos a conceberem as características, design e funcionalidades do carro que pretendem ver na sua cidade futuramente, para uso partilhado da comunidade.
Para além da presidente da Câmara Municipal de Matosinhos e do ministro Manuel Heitor, estiveram ainda presente na sessão o vereador da Educação da Câmara Municipal de Matosinhos, Correia Pinto, e Graziele Esposito, da secretaria do estado de Minas Gerais, no Brasil.

Facebook
Twitter
Instagram