Portugal e Índia têm uma relação histórica a que importa dar futuro, mediante o desenvolvimento de parcerias mutuamente compensadoras. Neste contexto, o Palácio da Bolsa foi hoje palco do India Business Event, iniciativa com que se pretendeu identificar oportunidades de negócio e estimular o investimento entre a maior democracia do mundo, sobretudo os estados de Rajasthan e Madhya Pradesh, e o Porto.

Tendo como presença especial Shri Rajendra Shukla, ministro do Comércio, Indústria e Emprego de Madhya Pradesh, o segundo maior estado indiano, o encontro contou com a intervenção do presidente da Câmara do Porto. Rui Moreira começou por elogiar a Índia – “um país extraordinário” pela aposta na Educação e pelo incremento de setores como a alta tecnologia, engenharia, ciência ou comércio – e o seu exemplo mundial como economia aberta.
Sobre o Porto, fez notar que a cidade é hoje “uma plataforma para o desenvolvimento de negócios”, estimulando “novas parcerias internacionais”. Foi nesta nova realidade, inscrita numa região que se mantém como “motor de Portugal”, que se focou, frisando que “também a nossa economia é extremamente aberta”.
“Damos as boas-vindas não só aos investidores, mas também a quem quer estabelecer relações comerciais connosco. Há aqui um enorme potencial”, realçou Rui Moreira a uma plateia de empresários indianos e portuenses. Dirigindo-se em particular aos elementos presentes da comunidade indiana no Porto, foi bem claro: “são portuenses” com “grande impacto na cidade”.

Facebook
Twitter
Instagram