A cidade do Porto foi esta segunda-feira eliminada na votação no Conselho da União Europeia para escolher a futura sede da Agência Europeia do Medicamento (EMA). Amesterdão, Copenhaga e Milão passaram à segunda votação mas a capital dinamarquesa acabou por cair na segunda votação. Amesterdão e Milão estão agora na final.

Na primeira votação, as candidaturas mais votadas foram as de Amesterdão (Holanda), Copenhaga (Dinamarca) e Milão (Itália). Milão foi a cidade que obteve maior pontuação.
Ao todo participaram na corrida a nova sede 19 cidades, incluindo o Porto. Na primeira volta, cada Estado-membro votou em três candidaturas por ordem de preferência, atribuindo três, dois e um ponto entre as candidaturas.
Na primeira volta da votação para a sede da EMA, o Porto recolheu 10 votos, tendo sido a sétima cidade mais votada, a par de Atenas.

Resultados da primeira votação

Milão – 25 pontos
Amesterdão – 20 pontos
Copenhaga – 20 pontos
Bratislava – 15 pontos
Barcelona – 13 pontos
Estocolmo – 12 pontos
Porto – 10 pontos
Atenas – 10 pontos
Bucareste – 7 pontos
Varsóvia – 7 pontos
Bruxelas – 5 pontos
Helsínquia – 5 pontos
Viena – 4 pontos
Bona – 3 pontos

Como nenhuma das candidaturas obteve o apoio máximo de pelo menos 14 votantes, realizou-se uma nova votação em que participam apenas as três cidades mais votadas. O resultado da primeira votação ditou a passagem à segunda fase de Copenhaga, Milão e Amesterdão.
Além do Porto, ficaram pelo caminho as cidades de Atenas (Grécia), Barcelona (Espanha), Bona (Alemanha) Bratislava (Eslováquia), Bruxelas (Bélgica), Bucareste (Roménia), Dublin (Irlanda), Helsínquia (Finlândia), Lille (França), Sófia (Bulgária), Estocolmo (Suécia), Varsóvia (Polónia), Viena (Áustria), Zagreb (Croácia) e ainda Malta, que não especificou a cidade.
Na segunda votação, Amesterdão e Milão foram as duas cidades mais votadas. Copenhaga ficou assim de fora da corrida à sede da Agência Europeia do Medicamento. Milão voltou a ser a mais votada com 12 pontos. Amesterdão obteve nove pontos e Copenhaga cinco.

Facebook
Twitter
Instagram