O Presidente da República elogiou hoje a forma como a região do Porto tem investido na Educação e na Coesão Social, uma aposta que passa pela componente da Saúde. Neste domínio em particular (a razão por que interveio), louvou “o que aqui existe em termos de aprofundamento da qualidade e da excelência do Ensino Superior”. Marcelo Rebelo de Sousa falava na inauguração das novas instalações da Escola Superior de Saúde (ESS) do Instituto Politécnico do Porto (IPP), no campo universitário da Asprela.

No registo próximo que lhe é reconhecido, o Chefe de Estado – que recebeu o Título de Honra do Politécnico do Porto, a mais alta distinção da instituição atribuída pela primeira vez a uma personalidade – elogiou o facto de no Porto existir “diálogo, intercâmbio cooperação”, condições necessárias ao desenvolvimento. Antes, enaltecera a “força indómita das pessoas” e o seu “efeito de transformação, de atração”, com prevalência de um “sentido coletivo que é verdadeiramente singular”.
Sem esconder “como é agradável cá vir”, Marcelo Rebelo de Sousa brincou mesmo: “Começo a ser suspeito de ligação excessiva ao Porto”.

Facebook
Twitter
Instagram