Espanha vai manter até pelo menos até 16 de abril os controlos na fronteira com Portugal por causa da situação epidemiológica da covid-19 em ambos os países, segundo uma decisão publicada este sábado no boletim oficial do Estado espanhol.
“A situação epidemiológica em Espanha e Portugal aconselha à manutenção de medidas preventivas de restrição de mobilidade no interior do território e, correspondentemente, após consultas com as autoridades portuguesas, decidiu-se manter os controlos na fronteira interior terrestre entre ambos os países para além da Semana Santa”, lê-se na ordem do Ministério do Interior espanhol.
A fronteira com Espanha está fechada desde 31 de janeiro e só podem passar nos pontos autorizados os transportes internacionais de mercadorias, trabalhadores transfronteiriços e sazonais documentados, veículos de emergência e socorro e serviço de urgência.
No diploma do Ministério do Interior espanhol considera-se que o prolongamento do fecho da fronteira é “uma medida proporcional à gravidade da situação e é congruente com as medidas adotadas no interior do território espanhol”.
Em Espanha existem várias restrições à mobilidade da população que vigoram até 09 de abril para evitar deslocações durante a Semana Santa.

Facebook
Twitter
Instagram