Estado de pandemia em análise.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e o primeiro-ministro, António Costa, reúnem-se esta segunda-feira com especialistas. Em cima da mesa nesta reunião do Infarmed vai estar a evolução da situação epidemiológica da Covid-19 em Portugal.
A sessão começa às 14h30 e conta com transmissão em direto da primeira parte, que pode acompanhar neste artigo.
A reunião antecede a renovação do estado de emergência por mais duas semanas, até meio de março.
O encontro vai contar com apresentações técnicas de epidemiologistas e outros especialistas do Ministério da Saúde, da Direção-Geral da Saúde e de outras instituições públicas, além da participação, por videoconferência, do Presidente da República, do presidente da Assembleia da República e do primeiro-ministro.
Parte dos participantes, na sua maioria especialistas, deverão fazer as suas intervenções a partir das instalações do Infarmed – Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, em Lisboa.
André Peralta Santos, Direção-Geral da Saúde, vai falar sobre a evolução da incidência e transmissibilidade.
Baltazar Nunes, do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA), vai fazer uma atualização da vigilância de variantes genéticas do novo coronavírus em Portugal.
A reunião vai contar ainda com intervenções de João Paulo Gomes, do INSA; João Gouveia, da Coordenação da Resposta em Medicina Intensiva; Carla Nunes, da Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa; Henrique de Barros, Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto; e do tenente-coronel Gouveia e Melo, coordenador da “task force” para o Plano de Vacinação contra a Covid-19 em Portugal.
O debate e votação da renovação do estado de emergência na Assembleia da República está marcado para quinta-feira à tarde e antes do envio do diploma o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, irá ouvir uma vez mais os nove partidos políticos com assento parlamentar, o que deverá acontecer entre terça e quarta-feira.

Facebook
Twitter
Instagram