O Porto está em 1.º lugar no “Best of the World 2021” da National Geographic UK, como destino incontornável para os amantes de História e Cultura.
Os azulejos da Capela das Almas não enganam. A foto de capa do artigo online da consagrada National Geographic, denuncia a escolha dos editores do Reino Unido, convocados a decidir, juntamente com os editores de todo o mundo da revista de viagens, quais os melhores destinos para o próximo ano, subdivididos em vários temas de interesse.
À cidade do Porto conferem o lugar cimeiro da lista referente às viagens que aportam conhecimento, já que a associam a uma experiência rica em história e cultura, impulsionada por uma aposta das companhias áreas low cost. “A introdução de voos de baixo custo levou o Porto a subir nos rankings de city break [escapadela urbana] nos últimos anos”.
Sublinhando o acentuado declive do Centro Histórico, que reserva “descobertas surpreendentes”, como “miradouros escondidos entre ruas íngremes e estreitas”, o grupo de jornalistas não deixa de referenciar a beira-rio e a mundialmente famosa Ribeira, um dos berços da Época dos Descobrimentos.
Volvidos séculos de história, os editores atentam que há um novo motivo para visitar o Porto. Do outro lado do Douro, na zona ribeirinha de Vila Nova de Gaia, onde se erguem as caves do Vinho do Porto, reduto incontornável para quem visita a cidade, há um World of Wine (Mundo do Vinho) para descobrir.
“Situado dentro de antigos armazéns, é um empreendimento muito maior do que um simples museu do vinho. Na verdade, existem seis museus autónomos – cobrindo o universo do chocolate, moda, cortiça, recipientes para bebidas e a história da cidade, bem como a do Vinho do Porto – além de espaços de restauração, comércio e uma escola de vinho”, pode ler-se.
A cidade do Porto lidera o ranking das sugestões da National Geographic para os melhores sítios a visitar com História e Cultura, num top oito que apresenta Conventry, no Reino Unido (2.º); Guam, nos EUA (3.º); Vitoria-Gasteiz, Spain (4.º); Tulsa, Oklahoma, USA (5.º); Tonglu, China (6.º); Pueblo Nations, New Mexico, USA (7.º) e Gyeongju, South Korea (8.º).
Além desta categoria, a lista completa do “Best of the World 2021” inclui um ranking para destinos onde “sustentabilidade” é palavra de ordem, as melhores viagens para os amantes da natureza e vida selvagem, os locais mais propícios à aventura ou ainda os lugares mais convidativos a umas férias em família.
Nesta lista, o Porto é a única cidade portuguesa recomendada entre as 35 selecionadas pela National Geographic UK para visitar em 2021.

Facebook
Twitter
Instagram