A edição 2020 do “Dia do Porto de Leixões” assinala-se hoje, sábado, 19 de setembro, e durante todo o dia, nas plataformas digitais da APDL, serão transmitidas cerca de duas dezenas de filmes que desvendam curiosidades, histórias e partilham memórias dos mais de 130 anos daquela que é uma das principais portas de entrada e saída de mercadoria nacional.
Como medida de prevenção e contenção da Covid-19, a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) decidiu assinalar, este ano, o Dia do Porto de Leixões através de meios unicamente digitais.
“Todos os anos recebemos cerca de 25 mil visitantes e não queremos deixar passar esta data em branco: vamos estar todos juntos, a celebrar Leixões, a contar estórias, a relembrar momentos. Estaremos todos juntos, cada um em sua casa, unidos por um sentimento em comum, este é um porto de todos e para todos”, salienta Nuno Araújo, presidente da APDL.
A programação vai integrar todas as áreas de intervenção do Porto de Leixões: operação portuária, investimentos previstos; movimentação de carga; Plataforma Logística; Terminal de Cruzeiros; ambiente e responsabilidade social.
Também o CIIMAR (Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental), cujas instalações se localizam dentro da infraestrutura portuária, terá um lugar de destaque nos filmes transmitidos.
Assim, ao longo de todo o sábado, poderão relembrar-se momentos passados como a inauguração da Doca 1 do Porto de Leixões, que aconteceu há 80 anos ou a visita de Américo Tomás, em 1968; ver golfinhos ao largo de Leixões; desvendar o processo de movimentação de mercadoria; ou descortinar as mais-valias das obras previstas para os próximos anos na infraestrutura portuária.
Recorde-se que a APDL comemora o dia “daquele que é o principal porto exportador nacional” desde 2009, realizando-o anualmente no terceiro sábado do mês de setembro.

Facebook
Twitter
Instagram