O Coliseu Porto Ageas e o Teatro Nacional de São Carlos vão apresentar a 21 de março “A Valquíria”, de Richard Wagner (1813-1883), a partir de uma grande produção da prestigiada Opera North.
A versão concerto semi-encenado desta ópera integral conta com encenação e imagens multimédia concebidas por Peter Mumford e direção musical do maestro britânico Graeme Jenkins, que colaborou com a Royal Opera House.
Estreada em 1870, “Die Walküre” (no seu nome original) continua a ser a mais popular jornada de “O Anel do Nibelungo”. Contém algumas das mais populares passagens da obra wagneriana: o ardente dueto de amor, no decorrer do qual irrompe a primavera; a célebre “Cavalgada das Valquírias; e a “Música do Fogo Mágico”.
Esta ópera é centrada na história dos Wälsungen e conta a paixão incestuosa dos irmãos Siegmund e Sieglinde e as suas terríveis consequências. Peter Mumford, pioneiro neste projeto de divulgação, propõe uma visão que privilegia o intimismo psicológico das personagens através de um singular apelo à linguagem cinematográfica.
“A Valquíria” marca o regresso da Orquestra Sinfónica Portuguesa ao Porto, precisamente no dia em que começa a primavera, 21 de março. O elenco inclui algumas das mais marcantes vozes wagnerianas da atualidade (Christopher Ventris, Ricarda Merbeth, Thomas Johannes Mayer) ladeadas por um conjunto de promissores cantores nacionais e internacionais.

Facebook
Twitter
Instagram