A 6.ª edição do Port Wine Day celebra-se já este fim de semana, 7 e 8 de setembro, e na terça-feira, dia 10. Organizado pelo Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, I.P. (IVDP), o evento, cujas ações vão decorrer ao longo do Vale do Douro, inclui provas, jantares vínicos, declaração de “Ano Vintage 2017”, festas ao pôr do sol e cerimónias de entrega de prémios.

Com arranque marcado para as 16h00, no Palácio da Bolsa, com uma “Prova Porto Vintage 2017”, o Port Wine Day 2019 seguirá, depois, com aquele que os promotores consideram ser um dos momentos altos do dia: a declaração de Ano Vintage pela Confraria do Vinho do Porto. O programa comemorativo terá continuidade no dia seguinte, 8 de setembro, no Jardim das Oliveiras, no Porto, com uma Sunset Party, que irá decorrer entre as 17h00 e as 22h00.
De referir que uma novidade nesta edição é a atribuição dos prémios Enoturismo, Viticultura, Enologia e Revelação a projetos que se conseguiram destacar na Região Demarcada do Douro e que serão entregues a 10 de setembro, durante o jantar “Douro + Sustentável”, no Museu de Lamego.
Recorde-se que a Região Demarcada do Douro é a mais antiga região vitivinícola delimitada e regulamentada do mundo. Instituída pelo Marquês de Pombal em 1756, estende-se da Vila de Barqueiros, no distrito de Vila Real, até Barca D’Alva, no distrito da Guarda. A Região Demarcada do Douro, que abrange uma área de cerca de 250 mil hectares, inclui o Alto Douro Vinhateiro, classificado Património Mundial da Unesco desde 2001.

Facebook
Twitter
Instagram