A 7 de setembro, a Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV) promove um “Dia de Portas Abertas” na Rota dos Vinhos Verdes, com nove quintas da região abertas ao público para receber visitas e proporcionar provas de vinho verde.

Sem marcação prévia, será possível conhecer, a partir das 10h00, as empresas, as vinhas e as referências do “portfólio de cada produtor associado, havendo, ainda, propostas de atividades complementares”, revela a organização.
Na Quinta das Arcas, em Valongo, por exemplo, estão agendas duas caminhadas gratuitas pelas vinhas, que aliam o exercício físico à história da quinta. A primeira, marcada para as 10h00, intitula-se “Influência do Xisto ao nosso terroir”, enquanto a segunda é apelidada de “Boas práticas ambientais e influência nas nossas vinhas” e acontece às 15h00.
Já na Quinta da Aveleda, em Penafiel, a proposta passa por uma visita guiada aos jardins históricos da propriedade, uma prova comentada de três vinhos e, por último, pela confeção de pão com chouriço na cozinha tradicional e pela degustação de uvas da região. Os preços variam entre os 6 e os 10 euros por pessoa e as atividades estão marcadas para as 10h00 e 11h30.
Desta iniciativa fazem, ainda, parte o Palácio da Brejoeira, em Monção, a Quinta da Lixa e a Quinta de Maderne, em Felgueiras, a Casa da Tojeira, Cabeceiras de Basto, a Quinta de Santa Cristina, em Celorico de Basto, e as Quintas de Soalheiro e Tamariz, em Melgaço e Barcelos, respetivamente.
Todas as informações sobre este programa, que permite conhecer os vários perfis de vinhos da região e contactar diretamente com os produtores e o território, estão disponíveis aqui.
Recorde-se que a Rota dos Vinhos Verdes abrange 49 concelhos no Noroeste de Portugal, nos quais o vinho verde serve de mote para partir à descoberta de quintas, adegas, restaurantes, unidades de alojamento e empresas de animação turística que oferecem diversas propostas de atividades e itinerários, proporcionando experiências culturais associadas à temática do vinho.

Facebook
Twitter
Instagram