A Fio Dourado desenvolve a sua actividade na área da produção, embalamento e comercialização de azeite. No lagar da Fio Dourado, encontra-se à disposição dos olivicultores a mais avançada tecnologia de extracção de azeite, permitindo, mesmo a produtores em pequena escala, obter o azeite da sua própria produção.

A Fio Dourado comercializa azeite, principalmente virgem extra, a granel e embalado, prestando também o serviço de embalamento. A marca de referência da Fio Dourado é Quinta do Juncal, comercializando azeite e vinagre no mercado nacional e em alguns mercados internacionais.
Fio Dourado foi o Vencedor do Prémio Intermarché Produção Nacional na categoria “Produtos Processados”.
Para a família Alves de Sousa, não há metas nem limites quando o assunto é enorme paixão pela terra e pelo Douro. É assim desde o início da década de 90, altura em que criaram o seu primeiro vinho, ainda sem prever que se tornaria num dos clássicos da região e do país. Três décadas mais tarde, voltam a surpreender o mercado, com o desenho de um novo retrato do Douro, desta vez em tons dourados, com o lançamento do primeiro Quinta da Gaivosa Azeite Virgem Extra.
Com provas dadas na vinha, o terroir de excelência da Quinta da Gaivosa, marcado por encostas agrestes e solos ríspidos, expressa-se agora através de olivais de solo xistoso com mais de 80 anos. Plantado a uma altitude de 500 metros e detentor de uma exposição solar a oeste/poente, este pedaço de terra reúne as condições naturais ideais para a produção de um azeite de qualidade de nível elevado.
Na sua base estão azeitonas das variedades Cobrançosa, Galega e Madural, esta última muito rara, produzidas em regime biológico. A colheita é feita manualmente, com o auxílio de varejadores de pente, e a seleção é cuidada e rigorosa. O resultado é um azeite de qualidade superior, marcado por aromas com notas de maça verde, erva cortada, rama de tomate e amêndoa. A força da sua personalidade faz-se sentir sobretudo na boca, com um bom equilíbrio entre o amargo e o picante, que termina num final harmonioso e prolongado.
De acordo com Domingos Alves de Sousa, rosto e alma da Quinta da Gaivosa, “temos o privilégio de trabalhar uma terra única no Douro, que nos mostra, colheita após colheita, o seu potencial inesgotável. Depois de algumas experiências com as nossas melhores oliveiras, sentimos que este era o momento certo para incluir na nossa gama um azeite de elevada qualidade, capaz de levar à mesa uma nova abordagem do terroir da Gaivosa, sempre fiel à tradição e à autenticidade.”
A estreia do Quinta da Gaivosa Azeite Virgem Extra fica marcada por quantidades limitadas e conta com distribuição exclusiva da OnWine Nacional.

Facebook
Twitter
Instagram