Dados avançados pelas autoridades portuguesas no Rio de Janeiro,revelam que cerca de um milhão de turistas provenientes do Brasil se hospedaram em Portugal nos últimos três anos, o que fez o mercado brasileiro conquistar grande notoriedade frente ao governo português, que já aposta em novas ações para atrair cada vez mais visitantes, que possam, inclusive, decidir viver no País.

Na outra ponta desse cenário está o Rio de Janeiro, famosa cidade maravilhosa, capaz de atrair milhões de turistas a cada época do ano. Apesar das suas conhecidas potencialidades, o Rio sofre com uma imagem arranhada, negativa, em virtude dos problemas de segurança pública, tema que está a ser combatido com afinco pelos atuais governos federal e estadual. Como forma de aproveitar o interesse dos brasileiros por Portugal e o viés turístico do Brasil, as duas nações estão dispostas a estreitar os laços para além da cultura e da diplomacia.
De acordo com Ana Godinho, secretária de Estado de Turismo de Portugal, os visitantes brasileiros são responsáveis por grande parte do sucesso atual de Portugal na área do turismo.
“O turismo em Portugal está a correr muito bem. Nos últimos três anos, o turismo no País cresceu 45% e reparamos que estamos a ser descobertos pelo mercado brasileiro, que já é o segundo mais importante em Portugal em termos de investimentos nessa área. Muitos brasileiros estão a comprar casas em vários locais do País. Compram em Lisboa e no Porto, mas estão a descobrir o Centro, o Norte e o Alentejo, que são destinos únicos e destinos do futuro, pois são regiões autênticas, mas, ao mesmo tempo, contam com ofertas muito sofisticadas, com hotéis boutique extraordinários, incluindo aspetos como arte, design e arquitetura”, frisou Ana Godinho, que admitiu haver uma grande aposta na atração de brasileiros para Portugal.
“Nos últimos três anos, o mercado brasileiro duplicou para Portugal. Passamos de 500 mil hóspedes para mais de um milhão, o que é muito significativo. Neste momento, os estudantes brasileiros representam o maior número de estudantes internacionais no País. Temos desenvolvido um grande programa de captação de alunos estrangeiros para Portugal”, confessa a secretária de Estado, que sublinhou que, hoje, mais de 12 mil estudantes brasileiros estão em Portugal.
Luiz Araújo, presidente do Turismo de Portugal, vai mais além e destaca o mercado brasileiro como um dos cinco principais mercados de turismo nesse país europeu.
“Os visitantes brasileiros representam a mais baixa taxa de sazonalidade entre todos os mercados que nos procuram, com apenas 28%. Ou seja, há brasileiros em Portugal o ano inteiro. A nossa média de sazonalidade é de 36%. O mercado brasileiro procura Portugal não só para visitar, mas também para estudar e investir. Por essa razão, os brasileiros ocupam o segundo lugar em termos de mercado para investimento imobiliário. Quem vai a Portugal como turista uma só vez decide regressar para estudar, investir, comprar uma segunda casa ou fazer filmes. Há um carinho muito grande dos portugueses com os brasileiros”, defende Araújo.

Facebook
Twitter
Instagram