O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios celebra-se a 18 de abril e, nessa data, os museus, palácios e monumentos sob tutela da Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) têm entrada gratuita.

“Património e Paisagem Rural” é o tema deste ano, proposto pelo Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (ICOMOS), e que pretende “promover o entendimento das zonas rurais enquanto paisagem, e da paisagem enquanto património, estimulando a perceção de territórios em permanente mutação, que acumulam os saberes e as práticas decorrentes de uma vivência continuada, em constante adaptação aos imperativos ambientais, culturais, sociais, políticos e económicos”, explica a organização no ‘site’ oficial.
A DGPC tem a seu cargo a gestão direta de 23 monumentos e museus, entre eles os Museus Nacionais, os Monumentos classificados como Património Mundial e Palácios Nacionais.
A programação do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios inclui visitas guiadas, exposições e roteiros culturais.

Algumas atividades programadas para a cidade do Porto:
– Estádio do Dragão – “Pegada Artística do Dragão”
– Faculdade de Letras da Universidade do Porto – Património e Paisagem Rural. Implantação monástica e construção da paisagem rural.
– Fundação Eça de Queiroz e ADR “Os Caminhos de Jacinto” – Caminhar com Eça de Queiroz
– Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto – Uma visita com Portonic
– Museu dos Transportes e Comunicações – Alfândega – Peddypaper em Miragaia

Para Matosinhos:
– Castro do Monte Castêlo (Castro de Guifões) – Memórias do Monte Castêlo: 100 anos do nascimento de Joaquim Neves dos Santos
– Moontosinhos: Memórias das Pescas e dos Pescadores de Matosinhos
– Farol de Leça da Palmeira – Visita ao Farol

Para Vila Nova de Gaia:
– Museu da 1ª Demarcação – Workshop | Cocktails Sabores do Douro

Facebook
Twitter
Instagram