O Papa Francisco nomeou hoje o matosinhense Américo Aguiar para o cargo de Bispo Auxiliar de Lisboa. Américo Manuel Alves Aguiar nasceu a 12 de dezembro de 1973, em Leça do Balio, concelho de Matosinhos. Em 1992, fundou, com alguns amigos, a AMILEÇA – Associação dos Amigos do Rio Leça.

Frequentou a Escola Secundária Abel Salazar e o Seminário do Bom Pastor.
Ingressou no Seminário Maior do Porto em 1995 e foi ordenado presbítero a 8 de julho de 2001. Licenciou-se em Teologia em 2000, pelo Centro Regional do Porto da Universidade Católica, e, em 2013, tornou-se Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade Católica de Lisboa.
Ao longo do seu percurso, passou pela paróquia de S. Pedro de Azevedo, em Campanhã, capelania-mor da Misericórdia do Porto, vice-reitoria do Santuário Diocesano de Santa Rita, em Ermesinde, serviço de pároco “in solidum” da Sé, para além da assistência a nível regional ao Corpo Nacional de Escutas.
Foi chefe de gabinete do Bispo do Porto D. Armindo Lopes Coelho, cargo que acumulou, a partir de 2004, com o de vigário-geral.
De 2007 a 2013, foi chefe de gabinete do Bispo do Porto D. Manuel Clemente e, depois, do bispo do Porto D. António Francisco dos Santos.
Atualmente, preside ao Conselho de Gerência do Grupo Renascença Multimédia e é diretor do Secretariado Nacional das Comunicações Sociais, organismo da Conferência Episcopal Portuguesa.
Integra o cabido Portucalense desde 6 de julho de 2017, com a responsabilidade de ser o delegado do seu Património.
Desde 2011 que preside à Irmandade dos Clérigos, sendo que o atual mandato termina no final do ano.
Em 2016, a Câmara Municipal de Matosinhos atribuiu a Américo Aguiar, nas cerimónias evocativas do 25 de Abril, a Medalha de Mérito Dourada e o Título de Cidadão Honorário.
Aos 45 anos, Américo Aguiar vai reforçar a equipa na Diocese de Lisboa que irá organizar a Jornada Mundial da Juventude em 2022.
A ordenação episcopal de D. Américo Aguiar será no dia 31 de março, numa cerimónia que terá lugar no Porto. “In Manus Tuas” será o seu lema episcopal.
A Câmara Municipal de Matosinhos congratula-se com a escolha de Américo Aguiar para tão importante e prestigiante missão, desejando-lhe as maiores felicidades para este novo desafio.

Facebook
Twitter
Instagram