A Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) deu parecer positivo à reabilitação do tabuleiro inferior da Ponte Luís I, estrutura que liga o Porto a Vila Nova de Gaia. O concurso para a obra deverá ser lançado ainda neste trimestre.

Foi rececionada, por mail, a indicação por parte da DGCP que a revisão do projeto mereceu despacho favorável por parte da Sr. Diretora-Geral, Arq.ª Paula Araújo da Silva, em 30/1/19, encontrando-se o processo em tramitação junto da DRCN (Direção Regional de Cultura do Norte), a quem compete a elaboração do respetivo ofício e envio à IP”, avança o Jornal de Notícias, citando a Infraestruturas de Portugal, empresa responsável pela manutenção do tabuleiro inferior da travessia. De referir que o tabuleiro superior é da responsabilidade da Metro do Porto.
A Infraestruturas de Portugal espera lançar ainda neste trimestre o concurso público para a reabilitação do tabuleiro inferior da travessia.
A empreitada está orçada em dois milhões de euros e tem um prazo de execução de um ano. Prevê, entre outros trabalhos, a “substituição integral da laje do tabuleiro inferior”, a reparação dos passeios, a “retificação das chapas deformadas” e a substituição de rebites e das juntas de dilatação.
De acordo com dados de 2018 da Câmara do Porto, todos os dias, 11 mil pessoas e seis mil carros cruzam a Ponte Luís I.

Facebook
Twitter
Instagram