O contributo da música para o cinema, diferentes tipos de interacção e influências recíprocas entre as duas artes. Da infusão de musicalidade, característica de muito cinema recente, até à influência de técnicas cinematográficas em música do início do século XX. Uma palestra por Daniel Moreira, ilustrada com exemplos de filmes de Griffith, Curtiz, Hitchcock, Leone, Godard, Resnais, Bunuel, Stone, Lee e Aranovsky, entre outros.

Daniel Moreira nasceu no Porto em 1983. É doutorado em Composição Musical (King’s College; Universidade de Londres; 2017); mestre em Composição e Teoria Musical (Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo; Instituto Politécnico do Porto; 2010); e licenciado em Economia (Faculdade de Economia; Universidade do Porto; 2006).
É professor de composição, análise, estética e unidades curriculares afins (ESMAE-IPP, 2009-; Universidade do Minho, 2017-) e investigador em teoria e análise musical (CITAR/Universidade Católica Portuguesa, 2014-). Apresenta regularmente o seu trabalho teórico em conferências nacionais e internacionais.
13 de fevereiro 2019 | 21:00