O Arquivo Histórico Municipal do Porto disponibiliza online a pesquisa de uma série de assuntos sobre a cidade e em diversos suportes, na Biblioteca de Assuntos Portuenses.

Particularmente interessante para investigadores e estudantes, mas também para quem tem especial interesse em saber mais sobre o Porto, a nova ferramenta permite procurar informação impressa, audiovisual e iconográfica especializada.
O acervo disponível inclui recortes de imprensa e os artigos da revista “O Tripeiro”, editada pela Associação Comercial do Porto, que apoiou esta iniciativa através da disponibilização do catálogo dessa publicação.
A Biblioteca de Assuntos Portuenses teve origem no antigo Gabinete de História da Cidade, criado em 1936 e que é hoje o Arquivo Histórico Municipal do Porto/Casa do Infante.
Criada com o objetivo de proporcionar aos investigadores da história da cidade informação bibliográfica complementar da documentação do Arquivo Municipal, esta biblioteca continua a ter como missão apoiar o estudo de temas relacionados com o Porto e, ao mesmo tempo, preservar os legados que têm vindo a ser acrescentados ao seu património por oferta, doação ou por compra. Compete-lhe ainda assegurar a aquisição de bibliografia sobre o Porto, tratar e difundir a informação específica sobre a cidade e colaborar com os diversos serviços camarários na resposta a questões de interesse para o Município.
O fundo bibliográfico é composto por monografias, periódicos e artigos de publicações em série, abrangendo diversas áreas do conhecimento: arquitetura e urbanismo, fotografia, ciências sociais, assistência social, geografia, literatura e história.
O acesso à informação é feito através da consulta direta nas estantes (livre acesso) ou através do catálogo informático em https://bibliotecacasadoinfante.cm-porto.pt.
A biblioteca é um espaço polivalente onde também se podem realizar colóquios, sessões de leitura, conferências, apresentação de livros, workshops de escrita e oficinas para crianças e adultos.
Horários:
Sala de Leitura: segunda a sexta-feira, 9h00 – 17h30
Reprodução de documentos: segunda a sexta-feira, 9h00 – 17h00
Divisão Municipal de Arquivo Histórico
Rua da Alfândega, 10
4050-029 Porto
Tel. 222 060 400 / 415
Email: dmah@cm-porto.pt