O grupo The Portuguese Kids está a preparar um especial de comédia que inclui gravações ao vivo a partir do seu novo espetáculo ‘Live, Laugh, Linguiça Tour!’.

O projeto dos lusodescendentes Derrick DeMelo, Brian Martins e Al Sardinha tem produção do cineasta lusoamericano Dean Câmara, que venceu um Emmy no ano passado pela série “Hard Knocks” e é coprodutor da primeira série de culinária portuguesa na televisão norte-americana, “Maria’s Portuguese Table”.
Entre as atuações gravadas ao vivo está o espetáculo no Second City Comedy Club de Toronto, Canadá, um palco histórico «de onde saíram muitos dos primeiros comediantes do SNL [Saturday Night Live]», explicou à agência Lusa Dean Câmara.
«Andávamos a falar há algum tempo de encontrar a localização e o espaço certo para filmar algo assim quando aconteceu a oportunidade de ir ao Second City», disse o lusodescendente, que tem a produtora Cineasta Digital na Califórnia. «Não pensámos duas vezes».
O cineasta está agora a gravar entrevistas com os lusodescendentes e pretende que o trabalho seja uma longa metragem que inclui o especial de comédia e uma retrospetiva da carreira dos The Portuguese Kids.
«Filmámos a ‘performance’ com múltiplas câmaras e pusemos uma pequena equipa a segui-los durante vários outros espetáculos», adiantou Dean Câmara, referindo que serão incluídas «muitas cenas de bastidores».
A ideia inicial era fazer um projeto único, mas o material «pode ser suficiente» para dar origem ao piloto de uma série, segundo Derrick DeMelo, sendo que este é um plano que os The Portuguese Kids já têm há algum tempo.
Dean Câmara poderá também incluir imagens de espetáculos feitos ao longo dos últimos quatro anos, altura em que começou a ir para a estrada com o grupo de comediantes baseado em Massachusetts – mas que tem percorrido os Estados Unidos e ido regularmente a vários outros países onde há comunidades portuguesas, como Canadá e Austrália.
Os The Portuguese Kids conseguiram também grande popularidade nos Açores, de onde é originária grande parte da diáspora portuguesa nos Estados Unidos.
O título e formato do trabalho serão decididos na fase de pós-produção, adiantou Derrick DeMelo, sendo que o produto final «pode ser várias coisas».
O espetáculo “Live, Laugh, Linguiça Tour!” tem a duração de duas horas e explora a identidade dos filhos de imigrantes portugueses nos Estados Unidos, incluindo anedotas sobre a barreira da língua e uma educação muito protetora.