Líder mundial nas áreas de garantia de receita e gestão de fraudes, a multinacional de software WeDo Technologies é uma empresa do Grupo Sonae sediada em Lisboa. Fundada em fevereiro de 2001 por Rui Paiva, atual CEO, a WeDo surgiu como uma spin-off da Optimus, operadora móvel à altura propriedade da Sonae – o maior conglomerado em Portugal que tipicamente apoiava as pessoas nos seus departamentos internos na autonomização e criação de novos conceitos de negócio com elevado potencial.

A WeDo Technologies está hoje focada no setor das telecomunicações e é responsável pelo fornecimento e desenvolvimento de software e serviços de Gestão de Riscos Empresariais, concebidos para apoiar os departamentos de garantia de receita e de gestão de fraude de operadores de telecomunicações em todo o mundo. Ao longo dos anos, expandiu o conceito de garantia de receita para além do setor das telecomunicações, para a indústria do retalho, finanças e energia, conseguindo clientes em mais de 180 empresas provenientes de mais de 90 países.
A companhia que nasceu WeDo Consulting alterou o seu nome em 2008, mudou a sua estratégia de negócio e alterou também o seu principal produto – de garantia de receita para um conceito de garantia de negócio. A sua estratégia e crescimento, alicerçados numa combinação de crescimento orgânico com aquisições, fizeram com que alcançasse um sucesso notável em termos de presença internacional e rendimento.
A WeDo possui escritórios em 12 países espalhados por cinco continentes – Estados Unidos, Europa, Ásia-Pacífico, Médio Oriente, África, América Central e do Sul – o que faz com que o seu mérito esteja permanentemente associado à sua carteira de clientes.
Em junho de 2013, a Gartner – uma empresa global de pesquisa e consultoria – nomeou a WeDo Technologies como líder mundial no fornecimento de software e de serviços de garantia de receita e gestão de fraude para operadoras de telecomunicações e, em 2015, a WeDo reuniu em Lisboa mais de 400 executivos e parceiros, para a décima edição do seu WeDo Worldwide User Group.
Em 2018, a WeDo Technologies foi nomeada pela empresa de consultoria e pesquisa em tecnologia de informação e comunicação Stratecast como uma das 10 principais empresas que merecem atenção. Mais recentemente, em novembro deste ano, a mesma empresa reconheceu a tecnológica portuguesa com o prémio 2018 Global Market Leadership Award no âmbito dos prémios Frost & Sullivan Best Practices.
Atualmente, a empresa conta com mais de 200 clientes e opera em 108 países, através de uma rede de mais de 600 consultores especializados e profissionais altamente qualificados, sendo reconhecida como um fornecedor altamente inovador, que constrói relações de sucesso com os seus clientes ao longo da sua viagem de transformação contínua.