As exportações no setor agroalimentar, face ao período homólogo, subiram 6% no primeiro semestre, disse o secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, que sublinhou que, anualmente, o crescimento tem sido entre 6% e 7%.

“As exportações têm tido um crescimento constante nos últimos anos, 6%/7% ao ano. No primeiro semestre deste ano já vamos com um crescimento de 6% em relação ao período homologo de 2017. Em 2017, registámos um valor de exportação de 6,6 milhões de euros, o que mostra realmente o interesse crescente das nossas empresas nos mercados internacionais”, disse Luís Medeiros Vieira após a visita ao ‘stand’ português na feira do setor agroalimentar em França.
De acordo com o governante, “é extremamente fundamental” a presença das empresas portuguesas em feiras internacionais, como forma de projetar o dinamismo do setor.
Apesar de não adiantar mais detalhes, o secretário de Estado da Agricultura e Alimentação indicou que o Governo está a trabalhar na abertura de 53 novos mercados internacionais. “São ‘dossiers’ difíceis de concluir”, vincou.
Após visitar a feira, o governante garantiu que os empresários portugueses estão a apresentar “produtos novos” e com inovação, quer ao nível da imagem quer ao nível dos sabores trabalhados, sublinhando que as empresas “estão atentas às tendências do mercado”.
Já no que se refere ao impacto da presença portuguesa em feiras internacionais, Luís Medeiros Vieira notou que todos os empresários “estavam satisfeitos” e a crescer, apesar de alguns registarem dificuldades.