O Turismo Centro de Portugal esteve em destaque como país convidado na “II Conferência Espanhola sobre Rodagens e Turismo Cinematográfico”, que decorreu em Valladolid.

Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal e da Assembleia Geral da ‘Centro Portugal Film Commission’, integrou o painel “Turismo Cinematográfico, As Rodagens e o Turismo em Portugal”, organizado pela Spain Film Commission e pelo Valladolid Film Office.
Na ocasião, Pedro Machado apresentou o trabalho da recém-criada ‘Centro Portugal Film Commission’, destacando a importância do Turismo Cinematográfico como fator-chave de marketing para gestão de um destino turístico. Uma importância que, segundo o próprio, assenta em quatro eixos. «O Turismo Cinematográfico é um poderoso aliado na criação da imagem e na promoção de um destino, possibilitando que este ganhe notoriedade. Além disso, estimula a motivação dos turistas para conhecer os lugares e destinos que veem nos ecrãs; ajuda a captar novos segmentos de mercado; e, finalmente, permite criar novos produtos turístico-culturais».
O painel foi moderado pelo realizador Javier Angulo, diretor da Seminci – Semana Internacional de Cinema de Valladolid, e contou igualmente com a participação de Eugeni Osácar, professor no departamento de Turismo, Hotelaria e Gastronomia da Universidade de Barcelona e autor do livro “Barcelona, uma cidade de filme”.
Ana Redondo, Conselheira de Cultura e Turismo de Valladolid, encerrou a conferência.