O luso-americano Jimmy Dutra, candidato a supervisor no 4.º distrito do condado de Santa Cruz, Califórnia, defende um maior investimento «na economia e infraestruturas» para resolver alguns dos problemas que afetam a comunidade portuguesa.

Um dos principais temas que os lusodescendentes querem ver endereçados é o da qualidade das estradas, que «estão em muito mau estado», disse à agência Lusa o candidato de 44 anos, neto de açorianos. «Precisamos de garantir que as infraestruturas têm a atenção de que precisam», sublinhou.
O lusodescendente é atualmente membro do conselho e ‘mayor’ ‘pro tem’ [vice-presidente] da cidade de Watsonville, onde existe uma comunidade de 436 portugueses, de acordo com o Censo de 2010. Se for eleito para o condado, vai supervisionar uma região onde há 5.180 luso-americanos, ou 1,9% da população.
«A economia, as infraestruturas, o problema dos sem-abrigo afetam a comunidade portuguesa», afirmou Jimmy Dutra, referindo que a sua prioridade nos últimos anos foi «criar empregos para dar oportunidades às pessoas».
O crescimento do número de sem-abrigo tem-se feito sentir na região, espelhando uma tendência que é comum às maiores zonas metropolitanas da Califórnia. Este problema, além da questão humanitária, também afeta a comunidade portuguesa, porque reduz o valor das propriedades circundantes.
«Muitos luso-americanos possuem propriedades e isso é uma preocupação», disse Dutra, referindo especificamente o investimento em imobiliário para arrendamento.
«Candidato-me como uma voz para toda a gente, mas dá para perceber pelo meu apelido que sou português», indicou. «Todos se referem a mim como ‘o português’», disse Dutra, que em junho angariou 32 mil dólares de fundos para a campanha nas primárias.
É a segunda vez que o lusodescendente se candidata ao cargo de supervisor no condado de Santa Cruz, depois de uma primeira tentativa que não foi bem-sucedida. «Na primeira vez não sabia o que estava a fazer, era muito verde», afirmou.
A posição permite controlar «uma grande parte dos fundos» no condado, sendo que Jimmy Dutra pretende «direcionar financiamento para os problemas que afetam os residentes da comunidade», com atenção especial para Watsonville. «É algo que não temos há muito tempo», disse.
Para chegar aos boletins de voto em novembro, Dutra enfrentou quatro outros candidatos nas eleições primárias de junho e passou à última fase a par do supervisor incumbente, Greg Caput.
«Acredito que as hipóteses são muito boas», afirmou, sublinhando que o incumbente só recebeu 32% dos votos e isso significa que 68% dos eleitores não o quiseram reeleger. «Sinto que posso convencê-los que sou a escolha certa».