A New York Portuguese-American Leadership Conference (NYPALC) vai ajudar as comunidades portuguesas e lusodescendentes de outros estados nos EUA a ficarem estruturadas através de uma só organização.

A NYPALC, organização de associações luso-americanas do estado de Nova Iorque, está a servir de inspiração para as comunidades portuguesas e lusodescendentes se organizarem dentro de cada estado americano.
A primeira organização que surgiu noutro estado com o apoio da NYPALC foi a Texas Portuguese American Leadership Conference (TEXASPALC), no estado do Texas, que conta com uma comunidade com cerca de 15 a 20 mil portugueses.
«Eles viram na nossa organização o tipo de trabalho que precisam e que se enquadra na comunidade deles», sublinhou Isabelle Coelho-Marques, presidente da NYPALC.
A direção da TEXASPALC – Texas Portuguese American Leadership Conference vai ser apresentada ainda durante este mês, tendo como presidente Isabel Pires e como vice-presidentes George Perry (em San Antonio), investigador e professor de neurobiologia e «grande apoiante de tudo o que é relacionado com a comunidade portuguesa» e André Martins (em Dallas), investigador e cientista na UT Southwestern Medical Center.
Neste momento, acrescentou Isabelle Coelho-Marques, já existem mais dois estados interessados em criar organizações deste género.
Segundo a dirigente da NYPALC, «o objetivo da criação destas organizações em cada estado passa por estruturar cada comunidade, para que uma única entidade seja “a voz” de todas as associações portuguesas e lusodescendentes, independentemente de onde estejam sedeadas, o que vai facilitar a promoção e o fortalecimento de cada umas das comunidades, quer a nível estatal, quer a nível nacional».
«A NYPALC orgulha-se de ser um exemplo de como uma comunidade organizada consegue alcançar os seus propósitos e lutar pelos seus interesses, não só em Portugal, mas particularmente nos EUA, junto dos políticos. Porque no final, o que interessa é ter uma comunidade coesa a trabalhar em prol dos mesmos objetivos», concluiu.