O surf está de regresso à Praia Internacional do Porto no feriado de 5 de outubro, com quatro provas. O CA Open & Masters Cup é a primeira das quatro competições da Porto & Matosinhos Wave Series que a Praia Internacional acolhe neste mês.

A prova vai juntar nesta sexta-feira, dia 5, os surfistas mais experientes, divididos em quatro categorias: Open Feminino, Open Masculino, Master (maiores de 35 anos) e Kahuna (maiores de 45 anos).
Segundo a organização, o evento tem, acima de tudo, o objetivo de manter viva a cultura do surf na região e reunir os praticantes seniores da modalidade, num espírito saudável de convívio e competição.
No sábado e domingo, há prova nacional das camadas de formação do Norte: a AON Groms Trophy, onde são esperados mais de 60 atletas. A prova está dividida em cinco categorias: Sub12, Sub14, Sub16, Sub18 masculino e Sub18 feminino.
Para animar as famílias e amigos que acompanham os adolescentes, haverá um espaço com diversões, como air bungee e insufláveis, uma zona de comida, rastreios de saúde, entre outras propostas.
Estas competições estão inseridas na Porto & Matosinhos Wave Series, iniciativa que arrancou em abril e soma já mais de 500 atletas envolvidos em provas de diferentes modalidades de mar (surf, bodybord, ou stand up padlle). É organizada pela Onda Pura, em parceria com as autarquias de Porto e Matosinhos.