Marcada para 4 de novembro, a 15.ª edição da Maratona do Porto conta já com mais de sete mil inscritos.

A organização da Maratona do Porto esperar ter em 2018 cinco mil atletas a cruzar a meta. “A sensivelmente um mês da prova, são já mais de sete mil os inscritos no evento, garantindo assim uma marca superior à do ano passado”, refere a PortoLazer.
A EDP Maratona do Porto estreou-se em 2004 com 317 atletas e em 2017 juntou mais de seis mil participantes, “tornando-se na maior maratona de Portugal”. De salientar que 27% dos inscritos em 2017 eram estrangeiros, provenientes de 69 países.
Como já é habitual, os 42,195 quilómetros da prova começam junto ao Sealife Porto, com partida às 9h, e terminam no Queimódromo do Porto, no Parque da Cidade. Pelo meio, há lugar para “visitar” as cidades de Matosinhos e Vila Nova de Gaia.
Além da competição principal, a Maratona do Porto volta a incluir uma corrida de 15 quilómetros, a Family Race, e uma minimaratona de seis quilómetros, chamada Fun Race. O evento é organizado pela Runporto, com apoio da Câmara do Porto, através da PortoLazer. São esperados mais de 15 mil participantes no conjunto das três provas.
Mas há boas novidades. A Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF) atribuiu o grau “Bronze Label Road Race” à prova portuense, distinção que a coloca na lista das melhores provas no circuito mundial de maratonas.
A 15.ª edição da Maratona do Porto vai ainda acolher o Campeonato Nacional de Maratona, prova organizada pela Federação Portuguesa de Atletismo que estava integrada na Maratona de Lisboa.