São três as novas formas de conhecer e explorar Matosinhos. Fruto da aposta na divulgação dos produtos turísticos do concelho, os três novos roteiros criados pela autarquia vão esta quinta-feira, Dia Mundial do Turismo, ser apresentados na Loja Interativa de Turismo (Praia do Titã, 15h30), permitindo diferentes visitas temáticas ao património e às praias do concelho, de acordo com os interesses dos visitantes e com o tempo disponível para o percurso.

Os novos suportes de divulgação turística são o roteiro “Matosinhos, 30 desafios entre a terra e o mar”, concebido pelo historiador Joel Cleto, o “Mapa da Arquitectura de Matosinhos” e o guia “Matosinhos Surf & Beach Guide”. A sessão de apresentação dos roteiros contará com a presença da presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro, e de Joel Cleto.
O roteiro “Matosinhos, 30 desafios entre a terra e o mar” é um desdobrável bilingue, editado em português/inglês e português/espanhol, que inclui 30 locais de interesse cultural, patrimonial e turístico, divididos por três circuitos distintos, “pensados em função da disponibilidade de tempo do visitante: um percurso pedonal de meio-dia, um percurso de um dia e ainda um terceiro percurso mais abrangente, com a duração de dois dias, para ser realizado com recurso a bicicleta ou outra viatura”, revela nota da autarquia.
O Mapa da Arquitectura identifica os principais ícones arquitetónicos do concelho de Matosinhos. Recorde-se que esta cidade acolhe há um ano a Casa da Arquitectura-Centro Português de Arquitectura. A brochura agora lançada representa, pois, “uma ferramenta essencial para os inúmeros visitantes que demandam Matosinhos no âmbito deste interesse específico, abrindo também novas pistas de exploração para os turistas de feição generalista”.
O “Matosinhos Surf & Beach Guide” mapeia as praias do concelho e os principais spots para a prática do surf e de outras modalidades de ondas. A brochura disponibiliza informação útil relativa às caraterísticas e aos equipamentos disponíveis em cada praia, aos transportes públicos e às principais atrações turísticas existentes nas proximidades das zonas balneares.
A edição destes três roteiros procura “dar resposta à crescente procura turística de Matosinhos, impulsionada pelo terminal de passageiros de Leixões, pelos Caminhos de Santiago, pela gastronomia e pelo surf. Recorde-se que os postos de turismo de Matosinhos acolheram em 2017 cerca de 30.000 visitantes, o maior número alguma vez registado. Relativamente ao ano anterior, o número de turistas acolhidos nos dois postos de turismo cresceu 76,5 por cento”, pode ler-se na nota.