O romance juvenil “As Novas Aventuras de Robin dos Bosques”, de Howard Pyle, autor também das ilustrações, é o novo título da coleção “Biblioteca dos Tesouros”, da Sextante Editora, numa tradução de Carlos Sousa de Almeida.

Esta coleção foi apresentada em maio último, pela editora, como uma série dedicada a clássicos mundialmente conhecidos. Na ocasião, o editor João Rodrigues realçou que esta é a primeira vez que a obra é publicada na sua versão integral.
A narrativa, que decorre no século XII, em Inglaterra, quando reinava Henrique II, casado com Leonor da Aquitânia, é protagonizada pelo “príncipe dos ladrões”, Robin dos Bosques, que rouba aos mais endinheirados para distribuir pelos desfavorecidos, uma lendária história de rebeldia, num período em que as elites europeias disputavam tronos e territórios.
Howard Pyle (1853-1911) foi um popular ilustrador e escritor norte-americano muito interessado na história da Inglaterra medieval. O romance “As Novas Aventuras de Robin dos Bosques”, no original “The Merry Adventures of Robin Hood”, foi publicado originalmente em 1883.