Como é comum nos grandes eventos públicos realizados na cidade, está criado um plano de limpeza para a Porto Street Stage, que se realiza nesta sexta-feira. Nos locais que recebem a prova haverá reforço de depósitos para resíduos indiferenciados e diferenciados, num esforço que responde também ao propósito da reciclagem. Após a conclusão do evento, equipas e viaturas de limpeza entram no terreno, de modo a que o sábado amanheça já com a cidade limpa.
A eficácia de resposta na limpeza do Porto ficou provada ainda no passado fim de semana: no domingo após a festa do título do FC Porto, a Baixa estava já limpa e a ser preparada para receber a festa do Rally de Portugal.
Compete à Empresa Municipal Porto Ambiente coordenar a limpeza do espaço público em todos os arruamentos confinantes ao percurso do Street Age, bem como nos arruamentos envolventes, em parceria com a Recolte.
Na ação vão estar envolvidos mais de 40 cantoneiros de limpeza, que a partir das 06h00 de sexta-feira, após a prova, vão proceder à varredura, esvaziamento dos equipamentos, papeleiras e contentores.
Serão colocados contentores de 240 litros para as seguintes frações: 40 para embalagens, 20 para papel e 10 para vidro. De igual modo, será reforçado o número de papeleiras existentes no centro da cidade, com a colocação 35 contentores de 120 litros.
Refira-se que o Município do Porto, em parceria com a LIPOR, tem como principal objetivo neste evento o aumento da quantidade de materiais a encaminhar para reciclagem. Esta parceria assume também um cariz social, com a atribuição de um benefício a uma instituição sediada na cidade.