A Câmara do Porto está a preparar o lançamento online de um novo serviço de acesso às cartas históricas interativas da cidade.
O desenvolvimento do projeto Cartas Históricas Interativas do Porto foi realizado sobre uma base SIG (Sistema de Informação Geográfica) potenciadora da interpretação espacial da evolução do território construído. Com o objetivo de contribuir para um melhor conhecimento da evolução urbana do Porto ao longo dos tempos, este serviço disponibilizará a visualização cronológica de documentos históricos da cidade.
Tendo como documento inspirador a Planta Topográfica da Cidade do Porto de 1892 (na foto), da autoria de Teles Ferreira, o utilizador poderá navegar online na cartografia e aceder à informação variada conservada em arquivo que complementa a leitura cartográfica, o que lhe possibilitará um conhecimento mais detalhado da cidade do Porto.
Na fase de lançamento, serão disponibilizadas as plantas à escala 1:500, 1:2500 e 1:5000, todas da mesma autoria.
Este projeto, desenvolvido em conjunto pelas Direções Municipais de Sistemas de Informação, de Cultura e Ciência e de Urbanismo, pretende constituir-se como uma base de leitura histórica da cidade, estando desde já previsto o seu alargamento cronológico através do acrescento de camadas temporais, ora mais distantes como a Idade Média, ora mais próximas como os séculos XX e XXI.