A Câmara Municipal de Matosinhos e a Matosinhos Habit apresentam na sexta-feira, 2 de fevereiro, dois novos projetos de habitação partilhada, dando sequência à aposta da autarquia neste modo inovador de habitação social. As casas serão apresentadas durante uma visita que a presidente da câmara, Luísa Salgueiro, fará aos quatro projetos existentes. O roteiro terá início pelas 9h30, no Bairro dos Pescadores.

A primeira habitação partilhada de Matosinhos foi inaugurada, recorde-se, em julho de 2015, procurando diversificar as respostas da autarquia ao crescente número de pedidos de habitação por parte de pessoas sem família. Face ao sucesso deste projeto-piloto, destinado a três homens, a Matosinhos Habit criou em 2016 um segundo lar partilhado, ocupado por três jovens provenientes de instituições de solidariedade social e em processo de autonomização.
Para além de permitir dar resposta a pedidos de habitação de pessoas sem família, as casas partilhadas permitem ainda combater a solidão e o isolamento, favorecendo a inserção social dos inquilinos. As duas novas casas partilhadas estão localizadas no Bairro dos Pescadores e no Conjunto Habitacional da Biquinha, estando esta última já habitada por quatro homens.
As habitações partilhadas foram objeto de requalificação por parte da Matosinhos Habit, sendo entregues aos moradores já mobiladas e equipadas. Os beneficiários ficam obrigados à sua manutenção e ao pagamento de uma taxa de utilização que inclui os consumos de água e eletricidade, estabelecendo as regras de convivência com o auxílio dos técnicos da empresa municipal de habitação.

Facebook
Twitter
Instagram