O TEDxPorto volta em abril para questionar: É Natural? Sob este tema, desenvolve-se uma edição que apresenta novidades. O evento estende-se agora por dois dias (13 e 14), sendo o primeiro preenchido com workshops. O segundo, as esperadas “talks”, levam ao lugar já habitual, a Casa da Música.
Ao ser orientado por uma pergunta, o programa abre-se a perspetivas, leva a grandes reflexões e, naturalmente, a outros pontos de interrogação, prometendo abalar com algumas convicções. Ou seja, o espírito TEDx instala-se para analisar a realidade. Conforme expõe a organização da iniciativa, “como resultado do desenvolvimento contínuo e exponencial de milhares de anos de evolução, do conhecimento e da tecnologia, vivemos num mundo cada vez mais complexo e artificial – criado por nós, seres humanos”. Entre vantagens e avanços, cresce o “sentimento generalizado de que fomos longe de mais”. Por isso, “procuramos objetos, conceitos e experiências mais simples e naturais, às quais temos maior apreço e reconhecemos maior genuinidade”.
A partir daqui, surgem então mais perguntas: será que essa procura “nos levará mais longe e a um mundo melhor? Será que o que é natural é melhor do que o artificial? Em todas as condições e situações?”
Inspiração e também provocação deverão, por isso, atravessar as “talks” de um TEDxPorto em que se pretende “fazer compreender que o que é natural é complexo, e que algo artificial não é necessariamente mau”. O painel de oradores ainda está em formação, mas há já presenças confirmadas.
Os bilhetes para o evento já estão à venda, sendo que o preço a pagar “vai aumentar gradualmente” até à data de realização.
 CONVERSAS QUE INSPIRAM
Sob o mote “Ideas Worth Spreading” (ideias que vale a pena divulgar), surgia há 30 anos, na Califórnia, uma primeira conferência TED de quatro dias. Desde então, a organização sem fins lucrativos homónima realiza duas conferências anuais, em Vancouver, nas quais pensadores e fazedores líderes mundiais partilham, durante 18 minutos ou menos, as suas ideias.
O modelo de conversas (“talks”) disseminou-se pelo mundo com as TEDx, eventos locais que replicam as TED.
O TEDxPorto é uma conferência TEDx organizada por uma equipa local e de forma independente. Desde 2010, reúne anualmente pessoas numa partilha de conceitos, ideias e experiências entusiasmantes e que motivam a intervenção humana na comunidade portuense.
Facebook
Twitter
Instagram