A Câmara do Porto aprovou, esta terça-feira, por unanimidade atribuir a Medalha de Mérito Grau Ouro ao diretor do Aeroporto Sá Carneiro, Fernando Vieira, pelo trabalho no “desenvolvimento daquela estrutura” e o “bom exemplo de gestão em benefício público”.

A proposta, a que a Lusa teve acesso, foi votada na reunião camarária em que o presidente da autarquia, o independente Rui Moreira, disse pretender entregar a medalha a Fernando Vieira no sábado, na cerimónia programada para anunciar “novos investimentos” para o “Francisco Sá Carneiro” e a entrega do prémio de melhor aeroporto da Europa para estruturas com dimensão entre 5 e 15 milhões de passageiros, do “Airports Council International”.

Na quarta-feira, o autarca defendeu que o Governo e o proprietário da ANA devem “pôr mãos à obra” para avançar com “a próxima fase” de expansão do Aeroporto Francisco Sá Carneiro, mas no fim da reunião camarária desta terça-feira não esclareceu se o que está previsto para sábado é o anúncio do novo plano de expansão.

“São novos investimentos”, disse.

Quanto à medalha a atribuir a Fernando Vieira, a proposta da Câmara destaca que o cargo de diretor do Aeroporto do Porto tem sido “exercido ininterruptamente nos últimos 21 anos”.

“Foi sob a sua direção que o Aeroporto do Porto conheceu o maior período de transformação e crescimento e que a estrutura aeroportuária colheu diversas distinções internacionais de que são exemplo as nove distinções, nos últimos dez anos, como melhor aeroporto da Europa na sua categoria”, nota o município.

“O mérito de Fernando Martins Gaspar Vieira, o trabalho realizado em prol do desenvolvimento da estrutura aeroportuária do Porto e o bom exemplo de gestão em benefício do bem público da cidade, da região e do país justificam o reconhecimento da cidade do Porto”, refere o documento.

Facebook
Twitter
Instagram